como fazer bronzeador caseiro de urucum

Os bronzeadores caseiros, sobretudo à base de óleo de urucum, prediletos das candidatas do concurso Garota da Laje, podem causar ferimentos graves nas moçoilas.

O alerta é do médico Luis Macieira, chefe do setor de Tratamento de Queimados do Hospital de Andaraí, na Zona Norte do Rio. E o óleo de urucum não é a única ameaça.

Promotora de vendas e garota da laje, Monique Souza diz que o óleo de urucum é o único a garantir "o bronzeado mais luminoso".

O médico Macieira analisa a fala da candidata e diz que o urucum acelera a pigmentação da pele, provoca lesões e manchas, e pode culminar no câncer de pele.

“Embora a semente de urucum seja natural, ela deve ser evitada. As pessoas devem se conscientizar sobre os riscos do sol e se precaver o máximo possível, utilizando sempre protetores solares e evitando longas exposições aos raios solares”, explica Macieira.

como fazer bronzeador caseiro de urucum

Os perigos do óleo de folha de figo
O bronzeador caseiro mais perigoso, segundo o médico, é o óleo feito com as folhas de figo. O produto pode causar danos irreversíveis, como queimaduras de segundo grau, que pode culminar até na morte.

As folhas de figo possuem uma substância, o psoraleno, que, ativada pelos raios solares, provoca queimaduras intensas. O Hospital do Andaraí registrou este ano cerca de 100 casos de queimaduras e um óbito relacionado ao uso do óleo.

“As conseqüências do óleo não aparecem na hora, levam cerca de dois dias para se manifestar no corpo. Depois aparecem as placas vermelhas e bolhas, que podem avançar para um quadro de queimadura de segundo grau”, afirma o médico.

A estudante Talita Carvalho, de 19 anos, conhece os prejuízos do óleo de chá de figo. Ela recorreu ao bronzeador caseiro há três anos, em busca da cor perfeita. Inscrita no concurso Garota da Laje, ela tem uma marca causada por óleo de figo.

“Uso há três anos uma pomada para tratar uma mancha que apareceu depois que eu usei o óleo de chá de figo. Dois dias depois, minha pele começou a descascar e eu entrei em pânico”, conta a estudante.

Outro perigo é o óleo de aviação civil, que é maléfico para a saúde. “Esse óleo é derivado do petróleo. Ele apresenta um efeito químico nocivo quando exposto ao sol, que pode gerar várias queimaduras”, alerta o doutor Macieira.



Bronzeado saudável
A dica dos médicos para um bronzeado saudável é a exposição ao sol de maneira gradativa. O ideal é pegar sol por, no máximo, uma hora por dia, ingerir muito líquido e reaplicar um filtro de protetor solar 30 a cada 40 minutos.

É importante o consumo de cenoura, beterraba, abóbora e outros legumes com betacaroteno, substância que atua na pigmentação da pele.

A dançarina Jéssica Guirgo, que também participa do concurso Garota da Laje, diz que é contra qualquer tipo de óleo. Para ela, a melhor maneira de garantir um bronzeado invejável é tomando um suco de cenoura, beterraba e guaraná natural.

“O óleo é prejudicial e mancha a pele, deixando um aspecto feio. Eu tomo todos os dias um suco de beterraba, cenoura e guaraná natural, sem açúcar. Essa é a minha receita para o verão", contou a dançarina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *